0

Parque Nacional Serra dos Orgãos


Oi pessoal! Quem me conhece sabe que eu adoro fazer trilhas.

Primeiro quero contar o que um senhor, muito engraçado, me disse no final da trilha Cartão Postal.

"Da natureza, nada se tira a não ser fotos, nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de lembranças."

Ele disse que essa é a primeira regra de um montanhista.

Já fiz algumas trilhas no Parque Nacional Serra dos Órgãos em Teresópolis e a melhor foi a Pedra do Sino, que subi com meus pais dia 15/11/2013. Lá no alto é incrível! Se eu com 8 anos subi, você também pode subir bem devagar, vendo as paisagens, descansando e curtindo muito.

Mapa com as trilhas do Parque Nacional Serra dos Órgãos


Aqui tem um mapa das trilhas que já fiz e das que quero fazer, tem trilha com escalada e preciso crescer mais um pouco para fazer, mas tem outras que já vou programar com meus pais para fazer.

Clique na imagem para ver maior.
Eu vou mostrar fotos em outras postagens das trilhas que já fiz na Serra dos Órgãos. Veja só...

Mais antes temos que seguir algumas regras para cuidar da natureza, quando estamos nas florestas, venha algumas:

Regras para subir uma trilha

  • Planeje seu passeio, assim você não perde nenhum lugar bom de visitar e nem se perder;
  • Compre ingressos com antecedência;
  • Vá em grupos pequenos;
  • Monte a mochila e evite excessos; embale tudo em saquinhos plásticos para proteger da chuva;
  • Deixe um apito preso na mochila, só para casos de emergência;
  • Leve um saquinho de lixo, não deixe nada na natureza;
  • Tenha a mão o telefone de emergência do Parnaso (21-2152-1120)
  • Não pode faltar na sua mochilha: agasalho, lanterna, capa de chuva, kit primeiros socorros, um apito, água, alimento. Mesmo que o tempo esteja bom e você faça trilhas pequenas.
  • Não use, nem abra atalho nas trilhas. Não faça fogueiras.
  • Se for acampar, procure um local adequado, não estregue a natureza. Não deixe rastros!
  • Enterre as fezes a pelo menos 60m de qualquer fonte de água. Use uma pazinha de praia.
  • Não faça fixações em pedras ou árvores; não leve lembranças (pedras, mudas, flores)
  • Não faça barulho, observe qualquer animal a distância, não alimente os animais eles podem passar a invadir acampamentos em busca de alimento.
É sempre bom conferir a previsão do tempo....


Tem muitas coisas bacanas que você pode fazer para preservar e conviver com a natureza. 
Se quiser ler um guia completo sobre o parque compre o livro:
  Parque Nacional Serra dos Órgãos - Guia de Trilhas, Cachoeiras e Montanhas



Meu pai comprou e é muito bom e detalhado de verdade. Agora vamos curtir mais ainda o Parque Nacional Serra dos Órgãos.

1. Mirante Alexandre Oliveira - Trilha Mozart Catão

Parte baixa da sede Teresópolis, pagamos só a entrada no Parque 
Nível de dificuldade: leve a moderado
Extensão: 800m
Vista: a Cidade de Teresópolis
Primeira vez que fiz a trilha foi dia: 27/07/2013
Fiz está trilha com minha irmãzinha de 4 anos, minha avó, meus pais e minha irmã mais velha. Foi bem legal






2. Mirante Dedo de Deus - Trilha Cartão Postal

Parte baixa da sede Teresópolis, pagamos só a entrada no Parque
Nível de dificuldade: moderado
Extensão: 1.200m
Vista: As montanhas onde fica o Dedo de Deus
Primeira vez que fiz a trilha foi dia: 28/07/2013
Fiz está trilha junto com os meus pais e foi uma pena que estava tudo cheio de neblina e não consegui ver nada no mirante.
 

3. Trilha Suspensa

Parte baixa da sede Teresópolis, pagamos só a entrada no Parque
Nível de dificuldade: leve
Extensão: 1300m
Vista: A trilha é uma grande ponte pode dentro da floresta e podemos ver as árvores e também tem uma cachoeira perto das escadarias que é bem bonita.
Primeira vez que fiz a trilha foi dia: 27/07/2013
Fiz está trilha junto com os meus pais, minhas irmãs e minha avó, naquele dia estava frio e a ponte um pouco molhada, andamos com cuidado porque estava escorregando um pouco.


 

4. Trilha da Pedra do Sino

Parte alta da sede Teresópolis, tem um limite diário de 100 pessoas, é paga.
Nível de dificuldade: moderado a pesado
Extensão: cerca de 11km
Vista: É incrível, lá do alto você vê tudo, pão de açúcar, ponte Rio-Niterói, vários bairros, montanhas, nuvens, céu e o oceano. É lindo demais!
Primeira vez que fiz a trilha foi dia: 15/11/2013
Fiz está trilha com 8 anos e juntos meus pais. Planejamos muito e mesmo assim passamos por dificuldades lá no alto da Pedra, vou escrever tudo no meu post, clique para ver meu post ficou bem legal.


 
 


Conheça também  a Sede de Guapimirim, é ótima para banhos de cachoeiras.

Depois coloco as novas trilhas que eu fizer na Serra dos Órgãos!



Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Design: Aline Machado | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2013