0

Praça Paris, no Centro do Rio de Janeiro

Oi Pessoal!

Vocês conhecem a Praça Paris? Eu passei lá para estudar um pouco de hitória.


No governo de Rodrigues Alves começaram a urbanização do Rio de Janeiro. Antes do que conhemos, lá pra 1900, as ruas era estreitas, fedorentas com cheiros insuportáveis e muitas doenças. Então o governador começou a reformar algumas coisas, construir grandes avenidas, derrubar cortiços, empurrando as pessoas mais pobres, mestiços para o interior do RJ e construir palacetes e tornar o centro mais parecido com as grandes cidades da europa.

Nesta época o Rio de Janeiro passou por várias revoltas, as pessoas mais pobres estavam sendo expulsas de suas casas, o Centro da Cidade era repleto de cortiços, não tinha sameamento básico e muitas doenças matavam as pessoas, como a tifóide, febre amarela, variola e outras. Estas pessoas começaram a ocupar o inteior do Rio. 

Nesta época Oswaldo Cruz criou as vacinas, ele queria protejer a população acabando com as doenças, então o governador obrigou toda a população a tomar a vacina. Ih, aí o povo se revoltou! Eles não entenderam, porque não foi bem explicado que a vacina era para o bem do povo. Sabe que as algumas pessoas ficaram pensando que a vacina era para exterminar o povo pobre.

Aí aconteceu a Revolta da Vacina, com tanta manifestação o governo decretou que a vacina não seria obrigatória. 

A Praça Paris foi construida em 1926 com a intenção de embelezar o Centro. Ela era muito grande, bem maior do que é hoje. Dizem  que quando construiram o metro ela foi completamente destruida e só foi recontruida em 1992.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Design: Aline Machado | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2013