Oi pessoal!

No carnaval agente foi em Ibitipoca-MG. Nós acampamos dentro do Parque Estadual do Ibitipoca,   chegamos no final da tarde de domingo e fomos embora na quinta depois do almoço.

A viagem do Rio de Janeiro para Ibitipoca tem mais de 200km e demorou umas 4 horas. Antes de chegar no Parque tem uma estrada de terra de quase 30 km.

O Camping do parque é legal e tem poucas vagas, dá no máximo para 18 barracas. Quando chegamos estava cheio, mas no último dia só tinha a nossa barraca.

Foi legal ficar no parque porque ele enche muito e da outra vez que fui tinha que acordar muito cedo para conseguir entrar no parque. Dessa vez já acordava lá dentro.

O parque é lindo e tem muitas pessoas que cuidam das coisas no parque, as trilhas são limpas e cheias de placas.

Separei algumas fotos e vou escrever um pouco sobre tudo que eu fiz.

Coloquei várias fotos dos Circuitos das águas e da Janela do Céu

Circuito das águas

Tem 5 km e muitas cachoeiras, poços, mirantes, pontes e muitas coisas legais.

A água tem cor de coca-cola e é bem gelada, mas não é suja. Dizem que tem cor escura por causa das folhas e matéria orgânica.

Quando fui 2011 nós fizemos só circuito das águas, porque eu e minha irmã éramos pequenos demais. Eu gostei muito de ver as pedras de quartzo que tem por toda a parte, principalmente por cima do paredão.

Vejam algumas fotos do Circuito das águas.

Parque Estadual do Ibitipoca Parque Estadual do Ibitipoca

Parque Estadual de Ibitipoca

Circuito Janela do Céu

No segundo dia nos preparamos para ir na Janela do Céu. São 16 km de caminhada e começamos a subir umas 11h.
No início foram 4 km só de subida até a Lombada, parte mais alta do circuito, tem 1784 metros de altitude.
Antes da Lombada paramos no Cruzeiro para lanchar e descansar e depois conhecemos a Gruta da Cruz, que é muuuuuito maneira!

Depois de andar bastante passamos pela Gruta do Fugitivo, Gruta dos Três Arcos e Gruta dos Moreira. A que eu mais gostei é a gruta dos Moreiras porque ela é enorme e cheia de passagens secretas.

Depois andamos até a Janela do Céu. Lá é muito bonito. É o alto de uma cachoeira. As águas são muito geladas, mas eu tomei banho com meu pai e a Alice. Pertinho da Janela do Céu tem a Cachoeirinha que tem uma queda muito grande e é muito bonita.

Depois tinha uma grande caminhada para chegar ao camping. Eu cai duas vezes porque estava andando muito apressado na volta, na segunda vez que cai me machuquei bem feio no joelho. Chegamos umas 19:30 no Restaurante do Parque para Jantar e comemos uma comida muito gostosa.

Veja as fotos do Circuito Janela do Céu

Cruzeiro

Gruta da Cruz

Parque Estadual do Ibitipoca Parque Estadual do IbitipocaParque Estadual do Ibitipoca

Lombada

Grutas dos Fugitivos e dos Três arcos

Gruta dos Moreiras

Janela do Céu

Cachoeirinha

O Camping do Parque Estadual do Ibitipoca

Nós gostamos muito de ficar no Camping do Parque, lá tem banheiro limpo com banho quente, restaurante, lanchonete tudo muito legal. Tinha gente que fazia churrasco lá.
Foi difícil para meus pais conseguirem vaga, mas valeu muito a pena e foi muito divertido.
Vou deixar o site do parque aqui: http://www.ibitipoca.tur.br/

A noite no camping do Parque Estadual do Ibitipoca

Quem fica acampado pode sair do parque para passear na Vila, mas tem que voltar para o Camping até 17h30.
Lá dentro do Parque tem um restaurante bem maneiro com comidas bem gostosas.
A noite, depois do jantar, podia ver o Céu que é lindo, com muitas estrelas. Sabe que um dia vimos uma estrela cadente gigante. Foi INCRÍVEL!
Na barraca eu brincava de Pokemon com minha irmã ou lia um livro...
Faz frio a noite e é bem escuro. Tem que ter casaco e lanterna.

A Vila de Ibitipoca

A vila é bem pequena, nós almoçamos alguns dias no Restaurante da Tia Tonica, a comida de lá é muuuito gostosa.
Da outra vez que fomos, em 2011, tinha um Tucano na cidade tão manso que ia na mão das pessoas. Desta vez eu não vi ele....

Voltando para casa

Na hora de desmontar a barraca é muito legal!

Até a próxima pessoal!

(Na próxima vez que for lá, vou no Pico do Pião)