1

O meu super relógio de água

Um dia fui visitar a família do Antônio, ele é um bebê fofinho, muito fofinho mesmo.A visita foi muito divertida. O Francisco me deu umas moedas para minha coleção e um relógio movido a água. Eu nunca tinha visto um relógio movido a água. Achei incrível e, é claro, fui pesquisar junto com minha mãe como ele funcionava só colocando água dentro. (Sem pilha)


Então, para mostrar como a energia sai da água fiz uma experiência para acender uma lâmpada (um led vermelho).


Foi bem difícil descobrir isso na internet, mas fomos vendo um montão de vídeo até descobrir como fazer e quais materiais usar. Então, vamos precisar dos seguintes materiais:

  • 4 Placas de Zinco;
  • 4 Placas ou fios de cobre;
  • 4 Copos com água;
  • Fios para conectar os copos uns com os outros;
  • Um Led vermelho que acende com 3 volts;
  • Um multímetro seria ótimo para verificar a voltagem dos copos.



Como eu disse no vídeo, o cobre é positivo e atrai os elétrons da água fazendo uma corrente elétrica. Já o Zinco é negativo. Assim como na pilha, existe um lado positivo e outro negativo.
Quando se encontram o led acende.

Cada copo tem mais ou menos 1 volt então para acender o led é preciso 3 volts. Por isso preciso ligar os copos em série. Veja o esqueminha que fiz para ligar o copo em série.



Foi muito legal fazer esta experiência! Eu e Alice nos divertimos muito!



Estou trabalhando na minha próxima experiência...
Até logo pessoal!
Alexandre


Um comentário:

Design: Aline Machado | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2013