0

A largarta se transformou numa linda borboleta




No dia 14/04/2013 fui na casa do meu avô e minha prima encontrou uma lagarta de fogo. Então procurei outras e resolvi levar algumas lagartas para cuidar e ver o crescimento e a metamorfose.

Minha mãe pesquisou na internet para saber como iriamos cuidar da lagarta e então segue o passo a passo:

1º. Preste muita atenção em que árvore a lagarta estava. Você terá que pegar bastante folha da árvore que ela estava para alimenta-lá. Se a planta não estiver em um local fácil, pegue uma quantidade maior de folhas e guarde-as em um saco plástico na geladeira. A lagarta não pode ficar sem alimento de forma alguma.

2º. Em casa, você precisa separar um pote de preferencia de vidro ou plástico transparente, faça pequenos na tampa ou feche com uma telinha de proteção. Deixe ela quietinha em um local longe dos raios de sol  e do ar condicionado.

3º. É importante colocar uns galhinhos dentro do porte, a lagarta gosta de passear muito e quando ela faz o casulo se pendura nele, de cabeça para baixo.

4º. Tem lagarta que solta a pele, é normal, ela precisa de crescer... ah e não mexa, pois ela fica sensível e pode morrer....é bom não tocar nunca. Tem lagarta que queima a pele, aquelas que tem uns espinhos que parecem pelinhos.




5º. Depois de alguns dias, a lagarta vai parar de comer, ficar quietinha e se transformar em uma crisálida ou pupa. Vai fazer aquele casulo. Não toque, nem incomode, pois ela vai precisar de muita energia para se transformar dentro do casulo. Espere, espere, espere.... Demora mesmo, depende do tipo de lagarta....
Nós cuidamos de 5 lagartas, mas apenas 3 viraram borboletas, as outras duas morreram quando estavam entrando no casulo.


6º. Quando a borboleta está pronta, vão ser liberados alguns hormônios que servem para “amolecer” o casulo. A borboleta vai romper o casulo e ficar presa nele com suas asas pendurados para baixo. A borboleta não será capaz de voar, pois suas estruturas estão amassadas e úmidas. Seja paciente! Depois de várias horas, a borboleta  ficará batendo lentamente suas asas, dizem que ela está jogando sangue para as asas e depois de algum tempo ela estará pronta para o seu primeiro voo. 
As minhas borboletas quando saíram do casulo sangraram um pouco... Parece normal, pois elas ficaram super bem!!!!
As duas primeiras lagartas ficaram no casulo durante 10 dias, já a terceira ainda não saiu.

Ficamos com ela durante umas duas horas tiramos muitas fotos e depois deixamos a nossa linda borboleta ao ar livro, em uma florzinha, até que ela voou para longe!

Curiosidades!!!!

As Lagartas são insetos, tem cabeça, torax e abdomem. Descobri que as lagartas tem 3 pares de pernas que ficam no torax, já no abdomem tem algumas pernas carnudas que são pernas falsas....
As lagartas comem muito e fazem muito cocô.

Cuidado, não aperte, não bata, não balance com força... cuide com carinho e devolva para natureza.




Vejam algumas fotos!!!! Eu só esqueci de tirar fotos das lagartas!














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Design: Aline Machado | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2013